29 de junho de 2017 • Sem categoria

Nova epidemia de ransoware ataca o leste da Europa

A Bitdefender identificou uma nova epidemia de ransomware que está intensificando neste momento no leste da Europa. O ataque iniciou na Ucrânia e vem se espalhando.
Informações preliminares indicam que o malware responsável por esta infecção é muito semelhante à família de ransomware do GoldenEye.

A infecção vem ocorrendo através de um Worm que permite a infecção sem intervenção do usuário.

Ao contrário de outros ransomwares, a nova versão do GoldenEye tem dois níveis de criptografia: um que criptografa arquivos nos computadores das vítimas, e outro que criptografa estruturas NTFS. Assim ele consegue impedir o recovery dos computadores através de CDS ou USB, eliminando a possibilidade de recuperar arquivos bem como amostras do ransomware.

Além disso, após a conclusão do processo de criptografia, o ransowmare tem uma rotina especializada para o forçar ao computador uma redefinição que o deixa inoperante até que um resgate de USD 300 por máquina seja pago.

O Bitdefender detecta e bloqueia todas as formas conhecidas desta nova variante do GoldenEye através de técnicas de machine Learning. Além disso novas vacinas serão inseridas nos próximos instantes.

Os usuários corporativos Bitdefender estão protegidos destas ameaças através da tecnologia Machine Learning operante no modulo ATC da ferramenta, que faz a analise de ameaças desconhecidas através dos seu comportamento e também da Vacina Anti Ramsonware, inclusa no módulo antimalware de todas as soluções.

Fonte: Bitdefender.

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *